Guia de Resolução de Problemas PiCCO | Para PulsioFlex com módulo PiCCO

Situação do paciente

Interferência de determinadas situações clínicas com a medição de PiCCO  

Derivação intra-cardíaca
(coração da esquerda para a direita)

Uma medição correta da termodiluição PiCCO requer a via fisiológica do sangue na circulação central através do átrio direito, ventrículo direito, pulmões, átrio esquerdo e ventrículo esquerdo. Em caso de batida de coração da esquerda para a direita, uma certa quantidade do bolus de solução salina injetado é transferida de volta da esquerda para o coração da direita e recirculada. Isso causará uma inclinação estendida da curva de termodiluição.  

  1. O índice cardíaco (CI) está provavelmente correto, possivelmente um pouco subestimado
  2. Parâmetros volumétricos (GEDI, ELWI) provavelmente serão superestimados

Defeito de septo atrial (ASD)

Defeito de septo ventricular (VSD)

Defeito de septo atrioventricular

Derivação intra-cardíaca
(Coração da direita para a esquerda)

Uma medição correta da termodiluição PiCCO requer a via fisiológica do sangue na circulação central através do átrio direito, ventrículo direito, pulmões, átrio esquerdo e ventrículo esquerdo. Em caso de batida de coração da direita para a esquerda, uma certa quantidade do bolus de solução salina injetado é transferida diretamente da direita para o coração da esquerda, sem passar pelos pulmões. Isso provocará uma curva de termodiluição de toque duplo, a chamada ‘Curva de camelo’.

  1. Todos os resultados de termodiluição são duvidosos e devem ser avaliados com muita atenção

Insuficiências de válvula cardíaca

Insuficiências de válvula cardíaca will cause regurgitation of the saline bolus and result in prolonged thermodilution curves and indicator transit times.

  1. A validade dos resultados da termodiluição depende da gravidade das insuficiências da válvula
  2. Caso os resultados de termodiluição estejam disponíveis, o índice cardíaco (CI) e a água pulmonar extravascular (ELWI) deverão estar corretos, mas a pré-carga (GEDI) provavelmente será superestimada

Válvula normal

Prolapso da válvula mitral degenerativa

Falha da válvula mitral degenerativa

Arritmia cardíaca

O efeito da arritmia cardíaca na análise do contorno do pulso do PiCCO depende da gravidade da arritmia. Arritmia leve ou moderada, como sístoles adicionais ocasionais, não tem nenhum impacto sobre a disponibilidade e precisão dos parâmetros e valores do PiCCO.

Arritmia grave, como fibrilação atrial ou ventricular, terá uma influência importante na análise do contorno do pulso e, portanto, os parâmetros contínuos podem ser imprecisos, se forem exibidos.

No entanto, as medições de termodiluição ainda são possíveis e precisas, mesmo se os valores do contorno de pulso não estiverem disponíveis.

Arritmia cardíaca severa

Perturbações da perfusão pulmonar

Para obter resultados corretos sobre edema pulmonar, o bolus de solução salina para medição de termodiluição precisa ter acesso a toda a área pulmonar. Em caso de distúrbios pulmonares severos de perfusão (por exemplo, embolia pulmonar), a área pulmonar acessível é reduzida.

  1. Edema pulmonar (ELWI) pode ser subestimado
  2. O índice cardíaco (CI) e o volume de pré-carga (GEDI) são válidos

Embolismo Pulmonar

Aneurisma abdominal aórtico

O bolus de solução salina para medição de termodiluição precisa passar o volume intravascular estendido pela aneurisma aórtica e prolongará o tempo de passagem do indicador.

  1. O índice cardíaco (CI) e edema pulmonar (por ELWI) são válidos
  2. O volume de pré-carga (GEDI) pode ser superestimado

Injeção de bolus de termodiluição venosa femoral

O uso da artéria femoral para o cateter PiCCO e a veia femoral para a injeção de bolus de termodiluição pode causar interferência no sinal, quando o cateter arterial e venoso for colocado no mesmo lado do paciente. Este é o chamado 'fenômeno de diafonia'.


A interferência pode ser evitada:

  1. Usando diferentes lados do paciente para o cateter arterial e venoso
  2. Certificando-se de que a ponta do cateter venoso está posicionada mais proximalmente que a ponta do cateter PiCCO.

O problema não foi resolvido?

Entre em contato com seu representante Getinge local